skip to Main Content
Sucessão Empresarial Em Manaus – O Que é E Como é Feito O Processo?

Sucessão empresarial em Manaus – O que é e como é feito o processo?

Entenda como é realizada a sucessão empresarial em Manaus

Com a aquisição de um negócio para a sua holding, é preciso se atentar também aos ativos e passivos passados pelo mesmo – e esse processo nós chamamos de sucessão empresarial

O processo de sucessão empresarial se baseia na herança dos direitos e deveres de uma empresa que é adquirida por meio de aquisição ou fusão empresarial.

Visto isso, é preciso se atentar aos pormenores envolvidos nesse processo, muito antes de realizar a compra de um novo negócio para o seu grupo de empresas ou a união do seu empreendimento a outro.

Portanto, para te auxiliar com esse processo e te mostrar de maneira mais clara como ele funciona, preparamos o artigo de hoje.

Quando pode ser realizada a sucessão empresarial em Manaus

Então, para explicar com mais clareza como funciona o processo de sucessão empresarial em Manaus, vamos entender quando ele é cabível à sua empresa.

Aquisição de Fundo Comercial

Na aquisição de: 

  • Ponto comercial; 
  • Maquinário e equipamentos; 
  • Marca; 
  • Patente; 
  • Carteira de clientes; ou até mesmo 
  • Técnicas de produção.

Vindos de outra pessoa jurídica, você também fica responsável por seus débitos, uma vez que assume a integral responsabilidade pelos mesmos.

Assim, em seu contrato de aquisição, é muito importante se certificar da validade da aquisição desses ativos para a composição do seu patrimônio.

Fusão ou Aquisição Empresarial

O mesmo ocorre na fusão ou aquisição empresarial, onde a empresa compradora terá total responsabilidade tanto pelos débitos quanto pelos créditos da sociedade que foi adquirida.

Contudo, vale lembrar que: caso a empresa adquirida estivesse em processo de falência, por exemplo, a compradora fica responsável por suas dívidas fiscais, trabalhistas e financeiras.

Quais cuidados são necessários com o processo de sucessão empresarial em Manaus

Como citado no início deste artigo, na verdade, a sucessão empresarial deve ser pensada antes mesmo de você realizar a aquisição de um ativo ou organização.

Afinal, esse processo é apenas a consequência dessa aquisição.

Sendo assim, é crucial que você estude bem o ativo que pretende adquirir e identifique não somente os rendimentos, como também as despesas indiretas que ele pode te gerar.

Desse modo, você consegue compreender qual o melhor momento de fazer a aquisição e não ter as finanças da sua holding surpreendidas por uma sucessão de débitos que não foram previstos.

Sendo assim, a melhor recomendação que podemos te dar é…

Conte com um especialista da Charão Consultoria

Nossos gestores fiscais são especialistas no processo de aquisição e fusão de empresas, assim, eles podem te guiar ao melhor planejamento, ao melhor diagnóstico e, consequentemente, à melhor decisão!

Assim, você evita cometer erros que prejudiquem o seu capital e foca somente no máximo rendimento e crescimento da sua empresa.

Portanto, caso queira conquistar toda essa ciência da melhor decisão a ser tomada, basta entrar em contato conosco que um de nossos gerentes fiscais irá literalmente fazer parte da sua equipe fiscal, guiando o seu negócio às melhores decisões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top