
Restituição de Crédito Tributário em Manaus – Como fazer?
Reclame a fortuna que existe nos seus tributos, de maneira legal, por meio da restituição de crédito tributário em Manaus!
Sim, é totalmente possível recuperar impostos pagos a mais por sua rede de empresas em Manaus, partindo de uma análise fiscal minuciosa!
Para todo negócio, a qualquer momento, capital é sempre bem-vindo, não é mesmo?
Ainda mais quando é aquele reforço financeiro que pode ser usado para ampliar o seu capital de giro ou até mesmo te oferecer uma certa isenção tributária – mas isso nós já vamos te explicar.
O ponto principal do artigo de hoje é te revelar como um processo totalmente legal e aplicado por diversas empresas pode otimizar ainda mais a sua gestão financeira e te trazer conformidade tributária…
Sendo que, além disso, nós, da Charão Contabilidade, ainda iremos te explicar como esse processo funciona e como você pode aplicá-lo, hoje mesmo, em sua holding.
Aceita a nossa proposta?
Então, vamos começar pela definição e o entendimento desse processo tão cobiçado…
Recuperação de crédito tributário em Manaus – O que é?
A recuperação de crédito tributário em Manaus consiste na revisão das suas contribuições tributárias dos últimos 5 anos com o objetivo de identificar cálculos que podem ser reajustados, de acordo com as leis tributárias vigentes, e assim podem ser reduzidos, gerando um saldo inferior ao qual foi pago e que pode ser restituído legalmente junto à Receita Federal.
Desse modo, o capital contestado, se aprovado pela Receita, pode ser usado para duas finalidades:
- Retorno financeiro para a empresa, podendo ser usado para qualquer finalidade e corrigido pela taxa SELIC, ou
- Pagamento do mesmo imposto ao qual foi contestado, o que te gera uma certa isenção por determinado tempo, dependendo da quantia que foi recuperada.
Sendo assim, ambas as formas de recuperação de crédito tributário podem trazer benefícios financeiros para a sua holding em Manaus.
Então, agora que você já conhece o conceito, vamos compreender como é realizada a restituição de crédito tributário em Manaus, o que fazer desde já e como trazer a plena conformidade para o seu departamento fiscal…
Como realizar a recuperação de créditos tributários em Manaus?
Uma vez que tenhamos entendido com clareza qual a definição da recuperação de créditos tributários, você precisa saber quais são os principais impostos que te dão direito à recuperação, como identificá-los e como proceder para que eles parem de ser calculados sem considerar as leis tributárias que reduzem a sua base de cálculo..
PIS, COFINS e ICMS
Dentre os principais tributos que dão direito à recuperação de créditos tributários, se destacam, com facilidade, os tributos:
- PIS;
- COFINS e
- ICMS.
Isso acontece porque esses impostos sofrem o que chamamos de substituição tributária e regime monofásico, o que, de maneira mais simplificada, significa que eles têm a sua apuração tributária já recolhida pelo fabricante da produção, o que isenta o distribuidor – a sua rede de empresas – do recolhimento desses impostos.
Assim, acaba que você paga um determinado valor a um imposto que, na realidade, tem um saldo bem inferior ou nulo.
Então, como identificar quais produtos têm a substituição tributária ou o regime monofásico
Por via de regra, o recomendado é consultar a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), onde são indicados quais os produtos sofrem essa substituição na apuração dos tributos.
Dando um overview rápido, nessa lista, você encontrará:
- Medicamentos;
- Peças automotivas;
- Bebidas alcoólicas;
- Cigarros e demais produtos de tabacaria;
- Combustíveis; e por aí vai…
Ou seja, contar com a orientação correta é fundamental para evitar que você continue pagando impostos a mais e ainda se mantenha em conformidade…
E, com isso, nós, da Charão, podemos te ajudar!
A restituição de crédito tributário em Manaus começa pela sua conformidade
Identificados e catalogados os seus produtos e estoque, o papel do seu departamento fiscal é avaliar todas as notas fiscais dos últimos 5 anos, a fim de identificar pagamentos a mais, com base em tudo o que foi citado.
Assim, com esses pagamentos identificados e com o seu estoque já orientado para evitar pagamento ineficientes futuros, basta recorrer à Receita e solicitar a sua restituição que, em média, demora 60 dias para cair no caixa das empresas.
Portanto, por mais que pareça simples, a orientação correta pode otimizar todo esse trabalho e te livrar de mais dores de cabeça!
E é justamente esse o nosso papel!
Nós, da Charão, iremos orientar o seu departamento fiscal, em todas as suas empresas, assim, você garante a precisão necessária para ter maior vantagem financeira, contando com um de nossos gestores, trabalhando diretamente dentro da sua holding!Quer saber mais sobre essa solução? Então acesse esta página e entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo: Contato.