Restituição de Crédito Tributário em Manaus – Como fazer?

Reclame A Fortuna Que Existe Nos Seus Tributos De Maneira Legal Post (1) - Notícias e Artigos Contábeis

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Reclame a fortuna que existe nos seus tributos, de maneira legal, por meio da restituição de crédito tributário em Manaus!

Sim, é totalmente possível recuperar impostos pagos a mais por sua rede de empresas em Manaus, partindo de uma análise fiscal minuciosa!

Para todo negócio, a qualquer momento, capital é sempre bem-vindo, não é mesmo?

Ainda mais quando é aquele reforço financeiro que pode ser usado para ampliar o seu capital de giro ou até mesmo te oferecer uma certa isenção tributária – mas isso nós já vamos te explicar.

O ponto principal do artigo de hoje é te revelar como um processo totalmente legal e aplicado por diversas empresas pode otimizar ainda mais a sua gestão financeira e te trazer conformidade tributária…

Sendo que, além disso, nós, da Charão Contabilidade, ainda iremos te explicar como esse processo funciona e como você pode aplicá-lo, hoje mesmo, em sua holding.

Aceita a nossa proposta?

Então, vamos começar pela definição e o entendimento desse processo tão cobiçado…

Recuperação de crédito tributário em Manaus – O que é?

A recuperação de crédito tributário em Manaus consiste na revisão das suas contribuições tributárias dos últimos 5 anos com o objetivo de identificar cálculos que podem ser reajustados, de acordo com as leis tributárias vigentes, e assim podem ser reduzidos, gerando um saldo inferior ao qual foi pago e que pode ser restituído legalmente junto à Receita Federal.

Desse modo, o capital contestado, se aprovado pela Receita, pode ser usado para duas finalidades:

  1. Retorno financeiro para a empresa, podendo ser usado para qualquer finalidade e corrigido pela taxa SELIC, ou
  2. Pagamento do mesmo imposto ao qual foi contestado, o que te gera uma certa isenção por determinado tempo, dependendo da quantia que foi recuperada.

Sendo assim, ambas as formas de recuperação de crédito tributário podem trazer benefícios financeiros para a sua holding em Manaus.

Então, agora que você já conhece o conceito, vamos compreender como é realizada a restituição de crédito tributário em Manaus, o que fazer desde já e como trazer a plena conformidade para o seu departamento fiscal…

Como realizar a recuperação de créditos tributários em Manaus?

Uma vez que tenhamos entendido com clareza qual a definição da recuperação de créditos tributários, você precisa saber quais são os principais impostos que te dão direito à recuperação, como identificá-los e como proceder para que eles parem de ser calculados sem considerar as leis tributárias que reduzem a sua base de cálculo..

PIS, COFINS e ICMS

Dentre os principais tributos que dão direito à recuperação de créditos tributários, se destacam, com facilidade, os tributos:

  • PIS;
  • COFINS e
  • ICMS.

Isso acontece porque esses impostos sofrem o que chamamos de substituição tributária e regime monofásico, o que, de maneira mais simplificada, significa que eles têm a sua apuração tributária já recolhida pelo fabricante da produção, o que isenta o distribuidor – a sua rede de empresas – do recolhimento desses impostos.

Assim, acaba que você paga um determinado valor a um imposto que, na realidade, tem um saldo bem inferior ou nulo.

Então, como identificar quais produtos têm a substituição tributária ou o regime monofásico

Por via de regra, o recomendado é consultar a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), onde são indicados quais os produtos sofrem essa substituição na apuração dos tributos.

Dando um overview rápido, nessa lista, você encontrará:

  • Medicamentos;
  • Peças automotivas;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Cigarros e demais produtos de tabacaria;
  • Combustíveis; e por aí vai…

Ou seja, contar com a orientação correta é fundamental para evitar que você continue pagando impostos a mais e ainda se mantenha em conformidade…

E, com isso, nós, da Charão, podemos te ajudar!

A restituição de crédito tributário em Manaus começa pela sua conformidade

Identificados e catalogados os seus produtos e estoque, o papel do seu departamento fiscal é avaliar todas as notas fiscais dos últimos 5 anos, a fim de identificar pagamentos a mais, com base em tudo o que foi citado.

Assim, com esses pagamentos identificados e com o seu estoque já orientado para evitar pagamento ineficientes futuros, basta recorrer à Receita e solicitar a sua restituição que, em média, demora 60 dias para cair no caixa das empresas.

Portanto, por mais que pareça simples, a orientação correta pode otimizar todo esse trabalho e te livrar de mais dores de cabeça!

E é justamente esse o nosso papel!

Nós, da Charão, iremos orientar o seu departamento fiscal, em todas as suas empresas, assim, você garante a precisão necessária para ter maior vantagem financeira, contando com um de nossos gestores, trabalhando diretamente dentro da sua holding!Quer saber mais sobre essa solução? Então acesse esta página e entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo: Contato.

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Descubra Qual O Regime Tributario Mais Vantajoso Para O Seu Negocio Post (1) - CHARÃO CONSULTORIA |  Manaus - AM e região

Regime tributário – qual o melhor?

Conheça a ferramenta que vai possibilitar a identificação do regime tributário mais benéfico ao seu negócio!  Mantenha seus custos enxutos com o enquadramento no regime tributário adequado! Se você precisasse relacionar rapidamente os três principais desafios que enfrenta na gestão

Tenha Uma Auditoria Personalizada De Seus Numeros Atraves Da Contabilidad Eexecutiva Post (1) - CHARÃO CONSULTORIA |  Manaus - AM e região

Contabilidade executiva – Como funciona?

5 motivos que provam que a contabilidade executiva pode transformar a sua empresa! Entenda como funciona a contabilidade executiva e como ela é decisiva para o seu sucesso empresarial  Gerir uma empresa não é simples, e apenas as melhores decisões

Descubra Qual O Melhor Sistema Para Sua Empresa Post (1) - CHARÃO CONSULTORIA |  Manaus - AM e região

Você sabe qual o melhor sistema para sua empresa?

Descubra qual o melhor sistema para sua empresa e como isso pode representar um maior faturamento! A escolha do melhor sistema para o seu negócio pode ser determinante para o sucesso de sua empresa Não ter o melhor sistema de

Transforme Sua Empresa E Seus Resultados Com Um Sistema Erp Integrado Post (1) - CHARÃO CONSULTORIA |  Manaus - AM e região

ERP integrado: Você sabe o que é?

Saiba tudo sobre o ERP integrado e como esse sistema pode trazer resultados incríveis para a sua empresa Entenda como o ERP integrado pode ser uma ferramenta que irá agregar muito valor ao seu negócio Quando falamos de rotinas empresariais,

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você!
Engana-se quem pensa que um sistema de gestão serve apenas para grandes…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top