skip to Main Content
Regime Tributário – Qual O Melhor?

Regime tributário – qual o melhor?

Conheça a ferramenta que vai possibilitar a identificação do regime tributário mais benéfico ao seu negócio! 

Mantenha seus custos enxutos com o enquadramento no regime tributário adequado!

Se você precisasse relacionar rapidamente os três principais desafios que enfrenta na gestão do seu negócio, quais seriam suas respostas? 

Na lista de muitos empresários, a tributação seria algo presente, afinal, é uma obrigação que toda empresa precisa lidar, sendo uma das mais complexas… 

Neste cenário, percebemos que uma das maiores causas das dores de cabeça por conta de tributação estão relacionadas ao enquadramento no regime tributário adequado, por isso, preparamos este artigo para que essa não seja a sua realidade. 

Regime tributário – Quais são e como funciona?

O regime tributário em que sua empresa estiver enquadrada será o responsável por definir como irá funcionar a sua contribuição por meio dos impostos e cumprimento das obrigações fiscais. 

Os mais comuns são:

Vamos falar sobre as principais características de cada um para, enfim, falar sobre como garantir o enquadramento mais adequado. 

Lucro Real 

O Lucro Real é o regime tributário considerado mais complexo e não possui limite máximo de faturamento que impeça uma empresa de optar por ele. 

Os cálculos das alíquotas nesse regime são feitos com base no lucro que a sua empresa realmente obteve em determinado período de tempo. 

É comumente o regime de empresas de grande porte. 

Lucro Presumido 

Pode optar pelo Lucro Presumido empresas que tiveram faturamento de faturamento de até R$ 78 milhões. Ele tem muita adesão por parte de empresas que não ultrapassam esse limite e que não podem se enquadrar no Simples Nacional. 

Nesse regime, os cálculos das alíquotas são realizados com base no que se presume que a sua empresa faturou em determinado período de tempo. 

Simples Nacional 

Esse é considerado, de fato, o mais simples de todos. 

A principal razão para isso é a unificação da maior parte dos impostos em uma única guia, o DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional e número reduzido de declarações que precisam ser entregues periodicamente.

Esse regime tem limite de R$ 4,8 milhões, é destinado para pequenas empresas, e todo MEI está automaticamente enquadrado nele. 

Mas afinal, qual o melhor? 

Como prometemos no título deste artigo, vamos apresentar agora a ferramenta que irá viabilizar a identificação do regime tributário mais adequado e benéfico para o seu negócio!

Somente com isso você terá a garantia do enquadramento ideal, com menores custos e plena conformidade com a legislação tributária para a sua empresa. 

Planejamento tributário 

O planejamento tributário é a ferramenta imprescindível para identificar o melhor regime tributário. 

Isso porque o enquadramento mais benéfico depende de uma série de fatores, como:

  • Porte; 
  • Atividade realizada; 
  • Tipo societário; 
  • Faturamento; entre outros. 

E cada detalhe é minuciosamente considerado e analisado no planejamento tributário, para saber qual regime oferece mais vantagens. 

Todo o procedimento do planejamento tributário demanda expertise contábil, por isso, ter o suporte adequado é fundamental. 

Conte com a Charão Consultoria!

Para ter o suporte de quem possui expertise e experiência no assunto, basta contar conosco, da Charão Consultoria. 

Nossa equipe está preparada para realizar um planejamento tributário detalhado e impecável para o seu negócio, contribuindo para o seu êxito. 

Portanto, nos mande uma mensagem agora mesmo! 

QUERO O MELHOR REGIME TRIBUTÁRIO PARA MINHA EMPRESA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top