Recuperação de Crédito Tributário para comércio varejista – como fazer?

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Como é feita a recuperação de crédito tributário para comércio varejista?

Entenda como obter impostos, apurados e recolhidos de maneira ineficiente, de volta ao caixa do seu comércio varejista, por meio do processo de recuperação de crédito tributário!

A gestão de um comércio varejista pode apresentar diversos pormenores que, se não forem analisados de maneira eficiente, podem prejudicar, em larga escala o desempenho de toda a sua empresa.

Sendo assim, nos referimos a detalhes mal planejados ou mal observados no planejamento orçamentário da sua loja, no processamento de alguma burocracia relacionada ao licenciamento da sua operação ou até mesmo na apuração de tributos referente à sua atividade…

A verdade é que, o primeiro ponto a ser considerado para evitar qualquer problema relacionado ao desenvolvimento do seu negócio, por questões legais, financeiras e burocráticas, é manter o seu comércio varejista em conformidade com o que exige a fiscalização.

Contudo, como você deve saber, essa não é uma tarefa simples…

Muito pelo contrário, é necessário contar com uma equipe muito bem alinhada com a legislação para evitar problemas e manter o seu negócio em regularidade trabalhista, contábil e fiscal.

Porém, a grande questão deste artigo vai além…

O que queremos te responder, hoje, é:

O que fazer quando meus impostos foram pagos de maneira ineficiente?

Bom, como destacamos na introdução deste material, muitas vezes, pormenores em seus processos são o suficiente para trazer consequências em larga escala para o seu comércio varejista…

E, por mais que a conformidade seja o caminho certo a seguir, nem sempre você teve ciência disso, não é mesmo?

Desse modo, assim como a maioria das empresas nesse setor, provavelmente, alguns de seus impostos tenham sido recolhidos seguindo a legislação tributária, mas sem observar algumas outras variáveis que impactam no valor final a ser contribuído – gerando assim o que nós chamamos de crédito tributário…

E a melhor solução para lidar com essa situação é contar com a recuperação de crédito tributário para comércio varejista!

Mas não se preocupe, que nós vamos te explicar do que ela se trata…

O que é a recuperação de crédito tributário para comércio varejista?

A recuperação de crédito tributário para comércio varejista consiste no processo de análise, identificação e restituição de valores pagos a maior com a contribuição de impostos.

Desse modo, quando é realizada a apuração de alguma tributação referente à atividade da sua empresa, seguindo as normas do seu regime de tributação, e, posteriormente, é identificado que essa apuração, mesmo que válida perante a fiscalização, tenha contribuído um valor maior do que o que é realmente necessário, é possível e recomendado apresentar as provas dessa apuração para a avaliação da Receita Federal, possibilitando assim a recuperação dos créditos tributários.

Quais impostos concedem a possibilidade de recuperação de crédito para o seu comércio varejista?

No ramo do comércio, os principais tributos que concedem a possibilidade de recuperação dos créditos tributários gerados estão relacionados a contribuições trabalhistas e previdenciárias, sem esquecer do ICMS e os demais que falaremos a seguir.

Isso acontece porque, muitas vezes, o comércio não realiza um planejamento tributário, antes mesmo de iniciar o negócio, escolhendo o tipo empresarial e o regime tributário, sem adotar critérios para tal.

Sendo assim, podemos elencar os principais tributos que geram a possibilidade de recuperação de crédito tributário para comércio varejista, da seguinte maneira:

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica,;
  • INSS patronal; 
  • ICMS;
  • PIS/Cofins;
  • IRPJ.

Recuperação de crédito tributário para comércio varejista gerada pelo ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)

No caso do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), os créditos tributários são gerados pela apuração realizada sobre as alíquotas internas e interestaduais…

Vale muito a pena ressaltar que o estado de origem é quem fica responsável pelo ICMS, que diz respeito à alíquota interestadual – muito comum nos pedidos via fornecedores -, mas tem também o ICMS da origem, que diz respeito à diferença entre a alíquota já citada e a interna,

Desse modo, caso seja realizada uma análise mais profunda sobre as suas contribuições e seja identificada a apuração e contribuição de ICMS, um contador especializado em recuperação de crédito tributário para comércio varejista poderá recorrer à Receita Federal, solicitando o ressarcimento desse tributo.

Contudo, agora, você deva estar querendo saber como é realizado esse processo de recuperação, não é mesmo?

Como é realizada a recuperação de crédito tributário para comércio varejista?

Portanto, o processo de recuperação de crédito tributário pode ser dividido em três etapas, que vão desde a análise de tributos pagos ineficientemente até o ressarcimento dos valores…

Análise dos tributos pagos a maior

Primeiramente, a sua empresa deverá realizar um diagnóstico detalhado das contribuições dos últimos 5 anos.

Desse modo, junto aos documentos fiscais que comprovem o recolhimento de tributos com valores desnecessários ou com valor maior do que o requerido pela lei, você poderá entrar em contato com a Receita Federal para obter os seus créditos tributários.

Avaliação da Receita Federal

Sendo assim, com as provas enviadas, em alguns meses, a Receita Federal dará o retorno sobre as apurações…

Estando tudo em conformidade, você poderá contar com o ressarcimento dos valores pagos a maior, com correção monetária.

Utilização dos créditos tributários

Os créditos tributários que forem aprovados poderão ter duas finalidades, de acordo com o que determinar a Receita.

  1. A primeira finalidade é o ressarcimento em dinheiro, onde você poderá usar os valores como bem entender;
  2. A segunda finalidade é o retorno do valor do imposto para a quitação do mesmo tributo, o que te gera uma certa isenção do tributo, por um determinado período de tempo.

Contudo, para ambos os casos, você pode contar com a consultoria dos profissionais da Charão!

Com a Charão Consultoria, a recuperação dos seus tributos fica mais simples e efetiva

A Charão Consultoria atua como uma aliada da sua contabilidade, fortalecendo a sua equipe com uma orientação estratégica sobre todos os benefícios fiscais e contábeis da área do comércio varejista, ao mesmo tempo que cede à sua gerência, dados precisos para decisões que tragam cada vez mais lucro à sua empresa!

Desse modo, caso queira entender melhor como nós, da Charão Consultoria, podemos te ajudar a ter seus tributos de volta, acesse esta página agora mesmo: Recuperação de Crédito Tributário Federal.

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