Otimize o lucro do seu comércio varejista, contando com uma análise financeira precisa!

Passo A Passo De Como Fazer Uma Analise Financeira Para O Seu Comercio Varejista Post (1) - CHARÃO CONSULTORIA |  Manaus - AM e região

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Descubra o passo a passo da realização de uma efetiva análise financeira sobre as movimentações do seu comércio varejista e utilize as informações obtidas para a maximização do seu lucro

Atuar como gestor de um comércio varejista exige planejamento e domínio quanto às questões financeiras da empresa…

Ainda mais os gestores que possuem uma rede de lojas e pontos comerciais, é muito importante se atentar a cada mínimo detalhe que compõe a sua estrutura de custos e despesas, pois, por mínimos que sejam os impactos unitários das suas ações, ao longo do período de apuração, essas ações podem ser as responsáveis pela otimização do seu capital de giro, por exemplo.

Desse modo, se atentar à correta análise financeira do seu comércio varejista é uma necessidade fundamental para que o seu negócio possa se manter em constante crescimento, independente da situação do seu mercado de atuação.

Sendo assim, antes de descobrirmos como otimizar os seus lucros, por meio da correta análise financeira das suas movimentações, vamos compreender do que ela se trata, necessariamente…

Análise financeira para comércio varejista – o que é?

A análise financeira aplicada ao comércio varejista é o processo pelo qual são avaliadas todas as despesas e receitas que constituem o patrimônio da empresa, sendo apuradas, junto a essas informações, movimentações de entrada e saída de capital do negócio, todas essas ações com o objetivo de trazer maior lucro ao comércio varejista.

Sendo assim, podemos resumir o processo de análise financeira com o estudo de viabilidade e capacidade para obtenção de lucro para o negócio.

Desse modo, agora que já sabemos a sua definição, vamos entender como você pode aplicá-la à rotina do seu comércio varejista, passo a passo…

Como aplicar a análise financeira à rotina do seu comércio varejista – passo a passo

Passo 1: Entenda a sua estrutura de custos e despesas

O primeiro passo para realizar a correta aplicação da análise financeira para comércio varejista dentro da rotina gerencial da sua empresa é compreender e evidenciar a sua estrutura de custos e despesas.

Desse modo, você sabe quanto gasta e o que gasta, para poder operar em legalidade e atento aos seus clientes…

Além disso, também é preciso compreender quais são os seus bens e que retornos eles trazem ao seu caixa, assim, no momento de definir o seu ponto de equilíbrio financeiro, fica mais fácil entender quanto é necessário faturar para a obtenção de lucro.

Portanto, antes de chegarmos mais especificamente aos valores gastos com insumos ou materiais, é preciso ter um controle efetivo do seu patrimônio – o que engloba os seus ativos e passivos.

Dessa maneira, mantenha o seu BP (Balanço Patrimonial) em dia, avaliando sempre os ativos que trazem maior retorno ao seu negócio.

Passo 2: Tenha controle sobre o seu DFC e DRE

Uma vez com o Balanço Patrimonial em dia, é necessário compreender com maior especificidade quais são os seus custos com produção e despesas administrativas, para manter o comércio varejista em operação.

Então, para isso, é necessário que você tenha o seu DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa) e DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) em dia…

Ambos têm como objetivo evidenciar quanto é gasto e quanto é ganho com suas operações comerciais, contudo, o DFC, em especial, pode te ajudar a prever recebimentos e compromissos financeiros futuros – e por isso ele se torna tão especial para a sua análise financeira.

Dessa maneira, agora é o momento de unir todas essas informações e começar a compreender quais são as melhores ações para a otimização dos lucros do seu comércio varejista…

E, para isso, é preciso enxergar mais do que os números!

Passo 3: Identifique oportunidades de lucro, considerando fatores indiretos

Sendo assim, com as informações organizadas nos demonstrativos corretos, é preciso começar a observar tudo o que a sua empresa paga sem necessidade – ou que pode ser otimizado sem comprometer a qualidade ou entrega dos produtos -, como também é preciso se atentar a possíveis e efetivas influências do mercado.

Alguns exemplos da aplicação de ações e oportunidades ao seu comércio, derivadas da análise financeira, são:

  • Redução da carga tributária, por meio da identificação de tributos apurados sem a redução da base de cálculo do ICMS-ST;
  • Otimização do capital de giro, através da conquista de crédito facilitado, vindo de programas do Governo em parceria com instituições financeiras, como o Pronampe.
  • Troca de fornecedores, otimização a precificação dos produtos, porém sem a redução da qualidade. Uma técnica muito usada é a encomenda de lotes com antecedência.

Passo 4: Conte com auxílio especializado para tornar suas decisões gerenciais mais efetivas!

Por fim, identificadas as melhores oportunidades para a maximização do seu lucro, tendo como base informações precisas do desenvolvimento financeiro do seu comércio varejista, é preciso colocá-las em prática com o devido acompanhamento – afinal, nem sempre o planejado é o mesmo que o executado.

Assim, conte com o suporte de profissionais especializados para a correta análise financeira do seu comércio varejista…

E, com isso, nós, da Charão Consultoria, podemos te ajudar!

Entenda como a Charão Consultoria atua dentro do seu comércio varejista

Aqui, na Charão Consultoria, nós trabalhamos como um complemento aos departamentos contábil, fiscal e financeiro do seu comércio varejista ou rede de lojas…

Nossos profissionais altamente capacitados, irão cuidar de tudo para que as melhores decisões financeiras sejam tomadas para a maximização do seu lucro, guiando seus profissionais ao que há de mais benefício, dentro da legislação tributária e possibilidades de crescimento empresarial.

Unimos nossos conhecimentos aplicados à capacidade técnica de seus profissionais, para que a falta de tempo não seja mais um problema para a constante evolução dos seus resultados!

Sendo assim, otimize as tomadas de decisão da sua gerência, com a máxima eficiência do seu comércio varejista!

Acesse esta página agora mesmo e entenda como nós podemos te ajudar: Consultoria Contábil.

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Entenda Como Uma Efetiva Analise De Transacoes Comerciais Em Manaus Pode Multiplicar Os Rendimento Do Seu Negocio Post (1) - CHARÃO CONSULTORIA | Contabilidade em Manaus - AM e região

Análise de Transações Comerciais em Manaus – Como fazer?

Entenda como uma efetiva análise de transações comerciais em Manaus pode multiplicar os rendimentos do seu negócio Realize uma análise de transações comerciais em Manaus de maneira efetiva e seja capaz de orientar a sua empresa às ações financeiras mais

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você!
Embora muitos gestores tenham dificuldade em lidar com a complexidade…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top